11/04/10

Era uma vez a Certeza...


Às vezes penso no que está para além do futuro. Quanto mais penso menos certezas pareço ter. Nem gosto de certezas. As certezas são traiçoeiras. As dúvidas deixam-me alerta.

Não quero ter certezas. Elas doem na alma. Elas corrompem-me. Elas desiludem. Fazem esquecer o futuro. É como plantar uma árvore de fruto que nem frutos nos dá. Dá-nos ramos e folhagem. Desmaia no Inverno e seca no Verão.

A certeza é um faz-de-conta.
A certeza é uma mentira.
A certeza não existe.

Certezas? Não. Existem convicções. Teorias. Boatos. Rumores. Lendas.

Existimos nós e a dúvida. E nem por isso somos menos que a certeza. Juntos somos mais.

E era uma vez a Certeza... A esperança de a ter era tudo, tudo o que a dúvida não permitia.

11 comentários:

  1. então cria objectivos, mas concretos... a falta de certezas irá desaparecer

    ResponderEliminar
  2. Então a Certeza não existe?

    ResponderEliminar
  3. Sophie:
    Para mim não. Prefiro deixar as coisas fluírem sem achar que tudo vai acontecer da forma que planeei. Prefiro manter algumas dúvidas para não ser apanhada desprevenida. Não gosto de dizer que tenho a certeza que algo vai acontecer, ou de que algo é de determinada maneira porque tudo pode mudar numa questão de segundos. Tudo é efémero. Nada, para mim, é certo.

    Essaagora:
    Eu tenho objectivos e bem concretos, apenas prefiro não dar por certo a sua conquista. Avanço aos poucos e sei que tendo dúvidas é a minha forma de não ser apanhada desprevenida caso algo corra menos bem.

    ResponderEliminar
  4. Estou de acordo contigo, as dúvidas são mais certeira, deixam-nos mais alerta e fazem-nos crescer!!

    ResponderEliminar
  5. Ou seja: VIVER UM DIA DE CADA VEZ!

    Parece-me sensato mas sem obejectivos. Tudo nesta vida tem que ter um meio termo! Senão a nossa balança da vida anda sempre instável...
    ... Irás encontrar o teu caminho!

    Beijokas :D

    ResponderEliminar
  6. Eu tb não gosto de dar nada como certo!!
    Dps algo pode correr e fico na merd*!!!


    Bjito*

    ResponderEliminar
  7. A minha avó costumava dizer que só temos uma certeza em toda a vida! A certeza da morte. Que um dia ela virá, não se sabe quando nem onde nem como, mas virá...
    Bjinho **

    ResponderEliminar
  8. Bem... mas se é a dúvida, a curiosidade, o querer saber mais, que levou a humanidade para a frente, sendo essa a base da evolução, não podes de modo algum pensar que não é a busca da certeza que nos mantém por cá..agora também é verdade que o importante é o caminho, não o chegar ao destino ;)

    ResponderEliminar
  9. Concordo... e não concordo... Sabes,isto de as pessoas não se quererem magoar (ninguém quer) não me parece totalmente são. Mas vou pensar melhor. Acho-te, todavia, um pouquito instável. Estarei errado?
    Bjito! *

    a) flordocardo

    ResponderEliminar
  10. "Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderiamos ganhar, por simples medo de arriscar."
    William Shakespeare

    Este pensamento diz tudo amiga...

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. A dúvida submete... submete-nos à única realidade e não nos ilude. A dúvida não é de todo estar num estado apático, ou de total desconhecimento, apenas põe em causa tudo o que existe, que aconteça e seus futuros...
    Viva a dúvida. Quem tem certezas, que se afogue, e observe o que acontece.

    ResponderEliminar