02/06/10

É uma corneta? É uma dor-de-cabeça? Ah não! É uma vuvuzela...





Aquelas cornetas de plástico que têm azucrinado o país no último mês, que nos vão tirar o juízo e danificar permanentemente a nossa audição no mês que se segue - vulgo vuvuzela - são instrumentos de tortura! Pior do que isto é o facto de miúdos e graúdos acharem piada áquela corneta!

Temo ficar traumatizada. É que levar com aquele instrumento muito pouco harmonioso é como levar com a buzina de um camião mesmo ao pé do ouvido e, ainda assim, garanto que deve ser umas 100 vezes pior!

E depois o tamanho daquela coisa. Não podia ser mais discreta? Não. Tinha que ser uma corneta gigantesca que é da maneira que serve para os putos andarem a brincar à gerra das estrelas no intervalo do jogo (substituem as espadas pelas cornetas, parecidíssimo!). Ou para os pais atirarem à cabeça do adversário no final do jogo. É versátil a coisa.

A corneta prima ainda por ter um nome... estranho. Vu-vu-ze-la. Até custa a pronunciar direito. No início quando vi a publicidade perguntei: "O que é que ele disse? Vuvuquê?!" Depois de saber ainda achei o nome mais parvo.

Porém quanto mais estranho o nome mais rápido as pessoas decoram-no. Quanto mais peculiar o instrumento maior curiosidade suscita. Quanto mais pseudo-celebridades o anunciarem como a coisa mais espectacular do mundo mais gente quererá nele soprar e testar os seus dotes musicais.

Enfim... é um ciclo vicioso que pode se estender até ao fim do Mundial de futebol. Para Portugal se calhar acaba ainda antes do final do Mundial... Contudo por um lugar ao sol (entre os 3 primeiros) eu faço o esforço de levar com as vuvuzelas por mais uns dias. O que uma pessoa não faz só pela alegria de tentar ver Portugal a ser bom em alguma coisa.

Dito isto, "bora" soprar numas cornetas? Não me parece. Vou guardar o meu fôlego para os jogos.

6 comentários:

  1. Risos... a pessoa que inventou a vuvuzela devia ter comido m**** às colheres antes de ter tido a brilhante ideia, só pode!!
    Irra, que já não posso ouvir falar, quisá ouvir o dito som vindo dessa coisa!

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Já tou farta dessas coisas e ainda não as vi ao vivo e muito menos ouvi (graças a Deus). Já tou farta do Mundial e completamente enjoada com o futebol... Não posso com essas coisas! Credo! :p
    Bjinho *

    ResponderEliminar
  3. Lol...vuvuquê!!....Lol é provavelmente o som mais irritante dos ultimos tempos só comparavel a voz do 1º ministro "focrates".
    Bem esperemos é que Portugal faça uma boa caminhada na Africa do Sul :)

    ResponderEliminar
  4. Ainda vão salvar a GALP de uma OPA hostil, pois a PT parece que já está condenada...
    Bjitos! :)
    a) flordocardo

    ResponderEliminar
  5. Não posso com estas vuvuzelas!! O que haviam de inventar!!

    ResponderEliminar