10/09/10

Hoje tenho uma confissão a fazer:

Eu e os hospitais não nos damos bem.

Pintura de Frida Khalo

Não sei se é dos corredores mal-iluminados, não sei se é da imensidão de paredes brancas, não sei se é do cheiro a... bem, cheiro a hospital, não sei se é das maquinetas dos quartos ou dos quartos "superpovoados" com o vizinho do lado a perguntar de cinco em cinco minutos o porquê de estar ali ou se a visita que recebemos foi o tio ou a avó...

Tudo isso aliado ao facto de ir visitar pessoas a quem só queremos o melhor e que sabemos estarem a sofrer é também muito perturbador. O hospital é o melhor lugar para ficar quando estamos (gravemente) doentes mas não é o lugar mais confortável do mundo, para além de que estamos longe da nossa família a maior parte do tempo e sujeitos à sua disponibilidade de nos irem visitar ou não...

Resumindo: é por estas e por outras razões que quando lá entro perco o pio. Literalmente. Não consigo falar. É como se entrasse noutra dimensão. No máximo abano a cabeça que sim ou que não e, com muita sorte, consigo libertar um ou dois sorrisos.

O facto de ver aquela pessoa frágil, diferente daquilo a que me habituei a ver deixa-me, também a mim, frágil. E triste. Lembro-me da efemeridade da vida e aqueles ecos que se ouvem nos corredores podem ser o último suspiro de alguém ou a segunda oportunidade de outro.

Quando entro num hospital é como se todas as limitações e as dádivas da vida me inundassem o pensamento e, por longos momentos, fecho-me. Isso irrita-me porque em vez de dar carinho e amor , passo uma imagem fria e distante. Contudo, no fundo, não é isso que quero transparecer. Fico sem pio porque fico nervosa, ansiosa e por mais que tente não consigo fazer muito mais do breves sorrisos. É tão mais forte do que eu.


E vocÊs também perdem o pio uma vez dentro de um hospital para ir visitar alguém que está menos bem?

4 comentários:

  1. Poderia ter sido eu a escrever isto... Fico exactamente como tu... Sem conseguir falar, e invade-me sempre uma sensaçao de vazio e medo.
    :S
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Bem não me dá muito jeito perder o piu quando se faz daquilo a "nossa segunda casa" ou seja lolal de trabalho. ;)
    Mas garanto-te que o mesmo acontece a muito muito boa gente. E há pessoas que men conseguem lá entrar garanto-te... O meu namorado é assim. Um dia que esteja doente e precise não sei como é que vai ser.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Não te dás bem?... Olha, já somos dois!!!
    Abração!
    a) flordocardo

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida!... não tenho boas recordações de hospitais e confesso que este post em nada me fez bem...

    Beijo

    ResponderEliminar