21/02/10

Cuidado com o que se diz...


Ouvi agora no telejornal da SIC o jornalista comparar o Curral das Freiras a um buraco.
Um buraco?! 4 mil pesssoas com certeza não escolheriam viver num "buraco".

"O peso do buraco"? Mas você está tontinho ou quê?!

Comparar uma localidade a um "buraco"? De facto o Curral das Freiras está rodeado de montanhas e enfrenta o problema de só ter uma estrada como ligação mas daí a ser um "buraco"!

Nós por cá, às vezes, referimo-nos àquela localidade como "buraco" em jeito de brincadeira. Agora apresentá-la ao resto do país como "O buraco"?! Principalmente tendo em conta a catástrofe que agora se vive? Acho que o jornalista em questão não conhece minimamente o local. É que se ele diz aquilo aos locais, os "curraleiros", é que leva logo um par de estalos ou na melhor das hipóteses fica sem resposta.

Desculpem o desabafo. Esta expressão deixou-me estupefacta. É preciso ter um pouco mais de sensibilidade nestas questões e não se esquecer que naquele "buraco" vivem pessoas que também elas sofreram e que certamente não gostam deste tipo de comparações.

14 comentários:

  1. Tem sido uma exploração por parte da comunicação social, como qualquer crise!!

    ResponderEliminar
  2. também ouvi esse comentário triste do jornalista. buraco deve ter ele na cabeça

    enfim

    ResponderEliminar
  3. Girl in the clouds:

    Tens toda a razão. A comunicação social tem explorado esta catástrofe de uma forma vil tudo em nome das audiências...

    ResponderEliminar
  4. Sofie:
    Um buraco e dos grandes. Já nem sabe medir o peso das suas afirmações...

    ResponderEliminar
  5. Tu ouviste buraco e eu ouvi mais algumas como... "aldeia" isolada e... "o rio" transbordou

    By SIC

    De facto quem não sabe é como quem não vê!! Mais valia darem as imagens e ficarem calados, pois elas valem mais do que 1000 palavras, verdadeiramente....

    ResponderEliminar
  6. Pois é, não sabem o que noticiar ou como o fazer e depois pimba! Enfim...

    ResponderEliminar
  7. Credo! A sério que ele disse isso? Fogo... A minha alma tá parva. Numa situação destas deviam ter um bocadinho mais de bom senso, digo eu.
    Bjinhos.
    ♥Marisa♥

    ResponderEliminar
  8. sim, os jornalistas saem-se de vez em quando com verdadeiras 'pérolas', enfim...

    xoxo

    ResponderEliminar
  9. Os jornalistas da sic são mesmo muito pouco profissionais... Só dao informaçoes incorrectas... muito sinceramente mais valia estarem calados do que a dizer asneiras...

    Rubas

    ResponderEliminar
  10. Tembem ouvi isso... Realmente nao foi correcta a expressao... E quando se trata da "nossa" terra... Nao cai de todo bem...
    Beijinho grandeee*

    ResponderEliminar
  11. pois.. só que o senhor se calhar só se referiu como "um buraco" porque falou com madeirenses como tu que chamam áquilo...buraco!...o momento é de tragédia mas... qual o maior direito têm os que habitualmente chamam buraco a curral das freiras relativamente ao jornalista?...se aquilo por acaso...mas só por acaso..até parece mesmo um buraco?...

    ResponderEliminar
  12. ah! e já agora... contigo e com os teus? está tudo minimamente bem?

    ResponderEliminar
  13. Qual foi a a parte de " em tom de brincadeira" que não percebeste? A situação actual é completamente outra. Não está para brincadeiras como deves imaginar.
    Tu na zona onde vives também não tens nomes engraçados que dás a algumas localidades? Gostavas que numa situação de catástrofe se endereçassem à tua terra com esses nomes anedóticos?

    Está, está tudo bem felizmente. Nem todos nós fomos afectados física e materialmente da mesma forma. Uns mais que outros.
    O choque esse afectou-nos a todos.

    ResponderEliminar