18/03/10

Em bom português







Porque em bom português também se diz:

c***lh*; filho da p*t*; f*dass; s*c*n*; etc...

Porque o CALÃO, que até tem direito a dicionário e tudo, também é uma forma de expressão e daquelas que todos entendem. É que entendem logo. Não tem que enganar. Quando alguém não perceber algo nem à primeira, nem à segunda , nem à terceira aquilo que dissemos (pronto é mesmo burrinho!) experimentem por uns calões pelo meio na quarta explicação e vão ver que percebem logo. E nunca mais perguntam nada. Et voilá. Problema resolvido.

Qual politicamente correcto, qual quê?! Quando estou à beira de um ataque de nervos vou dizer :"Oh raios que estou quase a mandar isto tudo dar uma grande volta..!" Não! Claro que não! Digo: "F*dass!" (nem que seja só em pensamento).

Ou quando sou surpreendida de uma forma negativa vou dizer: " Oh que desilusão...!" Não! Digo: "Mas que c***lh* é este?!" (quer dizer às vezes também digo a primeira frase...).

Pena que, na maior parte das vezes, o calão não sai do nosso pensamento. Fica reprimido e se há coisa que não queremos é sentimentos reprimidos. Ficamos azedos e ninguém quer azedar (nem quando ficarmos fora de prazo).

Por isso praguejar e usar calão uma vez ou outra não faz de nós mal-educados mas sim pessoas muito entendidas na língua portuguesa e que sabem que, às vezes, a única forma de exprimir coisas más é usando calão. Sendo certo e sabido que através de actos e omissões também se pode exprimir muita coisa mas as palavras são de um consolo instantanêo e por isso mais práticas.

Sendo assim usem e abusem do português, do bom português, seja ele correcto ou incorrecto. De vez em quando tenham um descontrolo ou diarreia verbal. Olha, é da forma que limpamos a alma.

7 comentários:

  1. De onde eu venho o calão nao fica retido no pensamento...é sempre dito!!!

    LooooL


    Bjito*

    ResponderEliminar
  2. Loool... Agora lembrei-me duma que li algures não sei onde: "Tu vai para o pénis que te penetre, seu filho de uma prostituta." Ah ah ah... Que mau... Até o calão soa muito melhor. ;)

    Quanto às autoscopias não sei mesmo! Foi ontem a primeira aula e foi só apresentação, nem contou como aula. :) Ai ai... Vai ser bonito vai. Ainda por cima filmado! Oh God!! Enfim, mas dá para treinarmos e para aprendermos com os erros. :)

    Bjinho**

    ResponderEliminar
  3. Ainda há pouco deixei um comentário num outro blogue sobre este tema, que tomo a liberdade de aqui reproduzir, por vir a propósito:

    "***alho" é uma expressão vernacular que só tem malícia nos ouvidos de quem ouve, ou nos olhos de quem lê. Desde o "c*r*lh*", aquela cestinha no topo do mastro das caravelas, ao "*a*a**o" profusamente ilustrativo de admiração por terras da Galiza (ou mesmo no Norte de Portugal), até ao "car****" como expressão de interjeição, passando pelo "*aralho" que todos os homens têm entre as pernas (com excepção dos pernetas, que o têm à ilharga da perna solitária).

    Não me choca o uso e abuso de qualquer expressão do nosso linguajar. Porque, no fundo, são apenas expressões, palavras... o fluxo comunicacional completa-se sempre com um emissor e um receptor, e ambos são responsáveis pela descodificação da mensagem. Se o "caralho" ofende, ofenderá por certo na boca de quem proferiu, mas também nos ouvidos de quem interpretou."

    Faço depois uma reflexão sobre se em vez dessa expressão tão catita, acabada em "alho" deveríamos servir-nos de alternativas como "CARAMBA" ou "C'O A BRECA" ou "BESTIAL" para expressar alegria, num tom menos efusivo, mais anacrónico...

    Fico mais chocado com algumas expressões que treinadores e jogadores mandam cá para fora, e que me provocam angústias profundas e noites de insónias, por me sentir incapaz de as entender, de lhes atribuir sentido. É que algumas pérolas do pensamento nem o saudoso professor Agostinho da Silva ousaria proferi-las.

    ResponderEliminar
  4. Lol há vezes que só um bom c*r*lh* resolve a situação ou expressa na perfeição nossa admiração seguida de um belo f*d*s*
    LOL
    adorei o post :p

    ResponderEliminar
  5. Lol
    O calão também é cultura!! Há que falar com o estilo certo, na altura certa!!

    ResponderEliminar
  6. Sejamos animais pensantes e usemos o bom calão que sofre de múltiplas e exacerbadas mutações! Bem hajam!

    ResponderEliminar
  7. há uns ano valentes, estava na faculdade e durante uma aula de atletismo tive uma ruptura na articulação do pé. Durante a fase da dor aguda, o meu professor, um homem bem falante, virasse para mim e diz para eu repetir umas frases porque aliviava a dor.
    - ***alho;
    - ***dasse;
    - filho de uma grande **ta.

    E não é que aliviou

    ResponderEliminar