26/03/10

Porque a nossa beleza interior, vísceras incluídas, também contam


As imagens que se seguem são de pessoas verdadeiras que doaram o seu corpo à ciência. Não são bonecos de plasticina. Nem foram moldadas por mãos humanas. Foram submetidas (depois de mortas claro!) a um processo denominado "plastination". Bodyworlds é o nome da exposição. Gunther Van Hagens é quem idealizou. O verdadeiro criador não se sabe bem quem é. Talvez Deus, talvez todos os deuses.


Estes somos nós. Por dentro.


Sem capa protectora, sem camuflagem.


Somos dimensões.
Somos camadas.
Somos estranhos.
Somos carne.
Temos miolos (se dúvidas existissem).


Somos agilidade.
Somos músculo.
Somos duas metades de uma só fatia.Uma torre.


Um puzzle.


Esqueleto. Um castelo de cartas.


Somos energia. Somos monotonia.


Dentro de nós germinam sonhos. Cresce o futuro.


E se ao menos o tempo parasse para sentirmos verdadeiramente o que em nós existe. Se ao menos o tempo não fosse um diabo vagabundo que vive sob as suas regras. Se ao menos fôssemos donos do nosso tempo.

Pelo menos ficam aqui imagens para olharmos para dentro.

Mais imagens e mais informação consultem este site: http://www.bodyworlds.com/en.html. Talvez vocês sejam os próximos a querer doar o corpo à ciência. Serão vocês generosos a esse ponto?

8 comentários:

  1. Não consegui ir ver esta exposição na altura. Amigos que lá foram ficaram deveras impressionados. Eu vou ver o site que indicas, e depois...
    Bjinhos!***
    a) flordocardo

    ResponderEliminar
  2. Eu não gostava de dar, pode ser egoísmo, mas acima de tudo é estranho ficar a ideia de ficar à superfície da terra para sempre!!
    Apesar de que esta exposição é muito interessante.

    ResponderEliminar
  3. Esta exposição está brutal!!
    Aqui de facto consegues te ver na tua verdadeira essência. Conseguires olhar efectivamente para a realidade do ser humano.
    Estas fotos são muito mais que meras imagens... é o ser nu e cru, no verdadeiro sentido da palavra!

    :D

    ResponderEliminar
  4. Prefiro doar os meus orgãos a quem precisa, isto se els tiverem em condições!!

    LoooL

    Estas imagens fizeram-me lembras as minhas aulas de Anatomia..bahhh!!

    Bjito*

    ResponderEliminar
  5. Eu nao era capaz, faz-me uma certa confusão... bjinhos*

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a Atena... sem problemas em doar os meus orgãos, agora acho que seria estranho para a minha família saber-me assim, depois de morta. E para além disso, quero e exijo ser cremada!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Carago!!

    já tinha ouvido falar. Já tinha inclusive visto algumas imagens. Mas é a primeira vez que as olho com olhos de ver. Verdadeiramente impressionante. Às vezes assustador. Mas somos nós.

    jinhos

    ResponderEliminar
  8. Impressionante! Um destino a visitar!

    ResponderEliminar