22/10/09

A polémica da semana

Nos últimos dias uma realidade portuguesa já de si gritante, ainda tornou-se mais evidente com a polémica envolta no novo livro de Saramago - Caim... É impressionante a falta de tolerância de alguns portugueses (que pelos vistos não são assim tão poucos)! Criticam cegamente sem antes terem lido o livro... falam sem ter conhecimento do objecto da sua crítica. A típica esperteza saloia!

Se a Inquisição ainda existisse Saramago seria "caçado", porém acho que uns resquícios dela sobraram ,pois, basta o escritor dizer umas coisas menos boas sobre a Bíblia e sobre os respectivos protagonistas que o homem já é considerado um herege e que deveria mudar de nacionalidade...

Ainda não li o livro, mas também não estou a defender Saramago. Apenas não percebo uma sociedade (ou melhor, alguns membros dela) que não respeita a opinião de outra pessoa, a liberdade de expressão do outro.

Esquecem-se que a literatura tem o requisito essencial de expandir horizontes, criar, imaginar, conjecturar de forma livre porque não se trata de uma verdade universal mas sim de uma verdade pessoal que se pretende ser partilhada por muitos e que é lançada para o mundo para ser acolhida e não negada?!

1 comentário:

  1. Já nem pode exprimir livremente a sua opinião...ta lixado!!

    ResponderEliminar