17/08/10

Intemporal é...

Quando procuro inspiraçao refugio-me na arte. Quando procurei por beleza encontrei no século XVIII parte da sua essência no Rococó.
Uma aparente futilidade parece ser o pano de fundo dos quadros mas é apenas um truque onde se esconde o sentimento e emoção que sobrepõem-se à razão. Harmonia, suavidade, beleza etérea, descontracção, elegância sofisticada... Paira sobre estes quadros uma beleza teatral mas ainda assim idílica. Neles há a consciência do paraíso perdido daí a teima em fazer perdurar o que é fantasticamente belo.


Olhem bem para estas imagens...





E decerto perceberam que ainda hoje influenciam grande parte do imaginário dos grandes, médios e pequenos criadores. Ditam tendências, pensamentos e formas de estar. A moda é uma grande prova disso. E o que faz a moda senão fazer com que se sobreponha o sentimento e emoção sobre a razão? Se a própria roupa é feita com emoção tal qual numa pintura?!

Como exemplo temos o desfile de alta costura- Primavera 2010- da Chanel. Tudo o que vimos nas imagens anteriores repete-se nestas roupas/ peças de arte de forma espantosa e muito actual. Claro que ninguém vai andar assim no dia-a-dia. Alta-costura é arte. É beleza e minuciosidade. É feita para ser apreciada quer no corpo de uma modelo ou de uma celebridade, quer na páginas de uma revista. Não pode é estar num cabide porque morreria. Porque se alta-costura é arte então é vida e a vida precisa de movimento e de calor.

















Os tons pastel, marca tão evidente no Rococó, não podiam faltar e, segundo Edmund Burke: "As cores que melhor se combinam com a beleza são os tons suaves de todos os géneros: um verde-ligeiro, um azul-suave, um branco-fraco, vermelhos-rosados e violetas." e eu não podia concordar mais.
Todas estas são provas irrefutáveis, se dúvidas existisse, de que os elementos que tornam algo belo são intemporais. Tanto se repetem no século XVIII como no século XXI. A verdadeira beleza é intemporal. Inspira pessoas de todas as idades e estatutos. Sentir e ver o belo num objecto, numa escultura, num quadro, numa peça de roupa faz-nos sonhar. Faz-nos quase levitar. Faz-nos, verdadeiramente, esquecer a razão e seguir o coração.

4 comentários:

  1. E perdura para mais sempre. Intemporal é intemporal. Não tem tempo. E é de génio basear-se num movimento artístico e recriar o passado mas fresco e sofisticado. Fascinante. Encontraste a inspiração.

    Nuno.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de ler este post, não fosse ter uma perninha na área da beleza... ;)

    Tudo o que envolve a arte e beleza só nos pode fazer levitar pela excelente fusão que dão!

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Concordo. Desde sempre os tons pasteis foram os meus preferidos. Nunca fui de cores fortes. Bem... Só o preto, se se pode chamar uma cor forte. :)

    ResponderEliminar